quarta-feira, 10 de junho de 2009

DINÂMICAS DE GRUPO



Durante a formação inicial utilizamos dinâmicas de grupo, além de alguns jogos e recreações porque reconhecemos a importância que as dinâmicas de grupos representam nos processos de ensino-aprendizagem em qualquer instituição de ensino, principalmente na proposta educacional do PROJOVEM que considera o aluno/educador como sujeito, valorizando suas experiências pessoais e seus saberes da prática.
A seguir estaremos postando algumas dessas dinâmicas como sugestão para dinamização dos temas do PROJOVEM:

Título: Apresentando o colega
Tema: Apresentação
Objetivos: Apresentação dos cursistas
Material: Musica: coração de estudante de Milton Nascimento
Desenvolvimento: Enquanto a música toca os participantes vão caminhando e observando uns aos outros quando a música parar formar pares, trocar informações, depois de 10 minutos um apresenta o outro ao grande grupo.

Título: Teia da vida
Tema: Solidariedade
Objetivos: Mostrar que na vida em sociedade, estamos todos interligados e que precisamos nos ajudar mutuamente.
Material: Rolo de barbante
Desenvolvimento: Os cursistas formam um grande circulo. Cada um fala o que espera do curso de formação do PROJOVEM, segura uma ponta do barbante e joga o rolo do barbante para outro cursista que faz o mesmo e assim por diante. No final todos estão interligados pelo barbante que forma uma grande teia.

Título: A cara do meu aluno
Tema: Juventude
Objetivos: Refletir sobre as caracteristicas do aluno do Projovem
Desenvolvimento: Colar duas folhas de papel 40 kilos, solicitar que um dos participantes se deite sobre as folhas e sirva de molde para o desenho de um boneco. Dividir a turma em dois grupos, cada grupo ficará com um boneco e deverá extrair de revistar e jornais ilustrações que revelem as caracteristicas do aluno do projovem e colar no boneco e apresentar ao grande grupo.


Título: Vestindo a camisa
Tema: Motivação
Objetivos: Refletir sobre a importância sobre não desistir diante das dificuldades.
Material: Cada participante recebe uma folha de papel oficio e junto com o formador faz um barquinho de papel. O formador pede para que cada participante se imagine dentro desse barco, navegando por um rio lindo, mas que de repente começa a enfrentar dificuldades, a cada dificuldade uma pontinha do barco é rasgada. No final abre-se a folha de papel e aparece uma camisa.


Título: A dor da exclusão
Tema: Exclusão
Objetivos: Refletir sobre o significado de exclusão e inclusão
Material: Um grupo de seis participantes de mãos dadas formam um circulo e são instruidos para não permitir que o circulo se quebre e que ninguém mais entre no circulo. Dois participantes vão tentam entrar até desistir. Depois um dos participantes do circulo deverá simular um desmaio (os outros deverão segurá-lo). No final os participantes que tentaram entrar no circulo falam como se sentiram com a exclusão e o participante que “desmaiou” fala como se sentiu com o apoio que recebeu do grupo.


Título: Chuva de ideias
Tema: Juventude
Objetivos: Refletir sobre as vulnerabilidades e potencialidadades do aluno do Projovem
Material: Tiras de cartolina. Formar duplas e cada dupla escreve numa tira de papel uma vulnerabilidade e em outra tira uma potencialidade do aluno do Projovem. Formar um mural e debater com o grande grupo as respostas apresentadas.

Título: Uma pessoa de principios
Tema: Descontração
Objetivo: Descontrair os alunos ao mesmo tempo em que desenvolve a criatividade.
Material: Todos os participantes se sentam em círculo. O facilitador ao centro inicia o jogo narrando uma história de alguém, Ao contar fatos, viagens, opiniões, gostos, pede aos participantes que completem as frases sempre com palavras começadas com a letra inicial do nome do personagem. Por exemplo: Eu tenho uma amiga que se chama Luiza.
A peça de roupa que ela nunca deixa de usar é....(e aponta para alguém, que deve completar, por exemplo, com....luva) Sempre que viaja, ela vai para... Londres, O nome do namorado dela é ... Luís.
Em casa, ela tem um bicho de estimação, que é uma....lesma.
Aquele que demorar muito para responder ou trocar a letra inicial vai para o centro, puxar o jogo, As perguntas devem ser feitas rapidamente.


Título: Eu gostaria de estar...
Tema: Letramento
Objetivos: Refletir sobre como algumas dinamicas e jogos podem tornar o ato de escrever mais prazeiroso.
Material: Cada participante deve recebe uma folha de papel e escrever na parte de cima o seu nome e dobrar. Passar a folha ao colega do lado que agora vai escrever um lugar que gostaria de estar e dobrar. Passar ao colega ao lado que vai escrever o nome de alguem que gostaria de estar e dobar. Passar ao colega ao lado que vai escrever o que gostaria de estar fazendo e dobrar. Passar ao colega ao lado que vai abrir toda a folha e ler o que está escrito. As historias ficam bem divertidas.

Título: Vencendo os obstaculos
Tema: Motivação
Objetivo: Refletir sobre a importância de não desistir diante dos desafios.
Material: Espalhar varias latas pela sala, escolher um participante e pedir que ele tente gravar a localização dos objetos. Em seguida vendar seus olhos e solicitar que ele tente chegar até o outro lado sem tropeçar nos obstaculos. Assim que ele começar a andar o facilitador deverá tirar silenciosamente todas as latas sem que o participante perceba. Quando ele chegar ao outro lado da sala, tirar a venda. O facilitador deve resaltar que devemos sempre enfrentar os desafios sem temer os obstaculos.

Título: Como estou me sentindo hoje?
Tema: Respeito as diferenças
Objetivos: Refletir sobre a importância de respeitar o jeito de ser e estar de cada aluno
Material: Folha de cartolina
Desenvolvimento: Escrever numa cartolina a pergunta: Como estou me sentindo hoje? e abaixo uma listagem com diferentes estados emocionais (ex: inteligênte, triste, cansado, curioso, etc). Cada participante deve dizer uma caracteristica que mais se identifique no momento. No final discutir que assim como cada um de nós os alunos também apresentam variações emocionais que devem ser respeitadas.

Título: Presente especial
Tema: Confraternização
Objetivo: Promover um momento de confraternização e solidariedade
Material: O facilitador mostra uma caixa que contém um presente especial. Passa para um cursista que deverá escolher um colega que merece o presente e dizer as caracteristicas que o fazem merecer. O colega indicado deverá ofertar a outro indicando as carateristicas que possui e assim sucessivamente. O facilitador conclui dizendo que todos são merecedores porque cada um tem uma caracteristica especial e abre a caixa que contém vários bombons e distribui com todos.

28 comentários:

  1. Respostas
    1. Raimunda Rodrigues Neta da Silva13 de março de 2012 17:38

      Fico grata pela contribuição através das dinâmicas. Trabalho com o PROJOVEM ADOLESCENTE no município de Alenquer Pará, e estou muito feliz com o trabalho que faço.
      Abraços a todos!

      Excluir
  2. David davidbrasileiroleite@yahoo.com.br18 de março de 2010 09:05

    Achei muito interessante, bacana mesmo, esse ano estou como orientador social, e vou começar a trabalhar com o projovem, me ajudou muito, pois até então estava atuando como professor de informática...

    Muito obrigado
    David

    Gostaria de obter mais informações

    ResponderExcluir
  3. muito legal ótimas dicas

    ResponderExcluir
  4. Amigos!
    Estou muito feliz! Sou isntrutora do Projovem Trabalhador há dois dias e estou amando!
    Dou aulas no curso de Comunicação e Marketing social e minha disciplina é editor de Jornal Popular.Sou jornalista formada e está sendo um prazer dar aulas para os jovens. Nunca me senti tão feliz em minha vida!
    Gostaria de saber se vocês tem uma dinâmica legal para os alunos do meu curso?

    ResponderExcluir
  5. Amei as dinâmicas,pois sou Orientadora Social do Prójovem aki na minha cidade, Bom Jesus da Lapa-Bahia,comecei dia nove com uma turma de 24 alunos, ~e tenho muitas duvidas mas essas dinamicas me ajudou muito. Estou muito feliz obrgado bjs.. termino com forte abraço: me chamo Adriana gomes

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo comentário!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. gostei bastante do seu blog, muito aproveitável para minhas práticas educativas

    ResponderExcluir
  8. e legal o projovem e uma oportunidade muito bacana para jovens participaren e da sua opiniaõ perante a sociedade

    ResponderExcluir
  9. maravilha seu blog, incentiva outras pessoas a lutar pelos seus direitos, professor nunca deve calar-se diante de injustiças.

    ResponderExcluir
  10. ja fui instrutora do projoven foi muito bacana

    ResponderExcluir
  11. POSSO FALAR COM TODAS AS LETRAS O QUANTO FOI MARAVILHOSO TRABALHAR ESSAS DINÂMICAS PRQ TIVE O PRIVILÉGIO DE TER A DANIELE COMO FORMADORA, VIVI AO VIVO E À CORES MOMENTOS INESQUECÍVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL, PRATICANDO ESSAS DINÂMICAS CM ELA, P DEPOIS ENTÃO, JNT CM OS JOVENS, NA SEMANA DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM... ESTA É A ÚLTIMA SEMANA NO PROJOVEM E JÁ TÔ MORRENDO DE SAUDADES...

    ResponderExcluir
  12. EU SOU ORIENTADORA SOCIAL E PROCURO SEMPRE ESTA ATUALIZADA PARA COLABORAR COM A FORMAÇÃO SOCIAL E CRITICA DOS MEUS JOVENS... E ESTAS DINAMICAS MIM AJUDRAM A DESNVOLVER AS ATIVIDADES COM ELES.. PARABENS...

    ResponderExcluir
  13. Muito bom esse blog, eu tambem sou orientador do Projovem e aqui tem umas dinamicas boas.

    ResponderExcluir
  14. Gostei do seu trabalho, parabéns.

    ResponderExcluir
  15. PROFESSORA DANIELE, ESTOU MUITO SATISFEITA COM SEU TRABALHO. GOSTEI MUITO DO SEUS COMENTÁRIOS, PRETENDO REALIZÁ-LO EM MEUS TRABALHOS.

    UM AMPLEXO!!!!!!!!!!

    CELESTE

    ResponderExcluir
  16. adoreiiiiiiiiii, regilania ricardo.

    ResponderExcluir
  17. gostei muito do seu trabalho parabéns!!!!!!!!José Evânio Rosa Melo seu aluno.

    ResponderExcluir
  18. parabens sou professora e suas atividades serão utilizadas por mim.

    ResponderExcluir
  19. GOSTEI VOU COMECAR ESSE ANO COMO ORIENTADOR SOCIAL E QUERIA CONSEGUIR MAIS DINAMICAS PARA PODE PASSA PARA OS JOVENS DA MINHA TURMA...

    ResponderExcluir
  20. izaquiel de assis rodrigues10 de fevereiro de 2012 07:57

    eu gostei muito vc me ajudou bastante, sou facilitador do projovem da sede de beberibe ceará, brigado.

    ResponderExcluir
  21. adorei as grandes dicas de atividades em grupo,pois contribuiram bastante para o meu trabalho.

    ResponderExcluir
  22. PERFEITO ESSE BLOGG ... OBRIGADA PELAS DINAMICAS ...

    ResponderExcluir
  23. ótimas as dinâmicas, parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Realmente suas dinâmicas são excelentes e podem ser bem exploradas com os nossos jovens! OBG

    ResponderExcluir